Na geometria, os elementos fundamentais usados no desenho técnico são: ponto, linha, plano e sólido. Observe:

Figuras geométricas

Figuras Geométricas

Sólidos Geométricos

Sólidos Geométricos

Sólidos Platônicos

Sólidos Platônicos

Cúpulas Geodésicas

Cúpula Geodésica

Desenho Técnico 

Cotas

Responsáveis por representar as dimensões reais de um objeto. Pode indicar:

  • Raios;
  • Códigos;
  • Detalhes;
  • Medidas;
  • Ângulos etc.

Tipos de Linhas

Para cada tipo de linha, haverá uma função diferente. Observe o quadro:

FormatoLinhasFunção
Tracejado

Tracejada

Larga

Lados invisíveis.
Traço e ponto

Traço e ponto

Larga 

Planos de corte (extremidade e mudanças de plano).
Traço e ponto, estreita

Traço e ponto

Estreita

Eixos, planos de corte.
Traço e dois pontos, estreita

Traço e dois pontos

Estreita 

Peças adjacentes. 
 Contínua, estreita

Contínua

Estreita 

Hachuras, cotas.
 Contínua, a mão livre, estreita Contínua a mão livre Estreita Linha de ruptura.
Contínua, larga. 

Contínua

Larga

Arestas e contornos visíveis de caracteres, peças. Indicação de corte ou vista.
 Contínua, estreita, ziguezague

Contínua

Estreita

Ziguezague

Utilizada por máquinas para confecção dos desenhos.

Obs.: Existem, ainda, outros modelos de linha. Linhas diferentes sempre devem ser explicadas no desenho.

Escalas

Relação entre a dimensão real do objeto e a dimensão do desenho.

Vistas ortográficas

São diferentes representações de um objeto, feitas por meio de planos de projeção, resultados de projeções cilíndricas ortogonais. Existem três tipos:

  • Vistas principais, divididas em frontal, posterior, lateral direita, lateral esquerda, superior e inferior, representando um objeto ortogonalmente nas seis faces do cubo.
  • Vistas auxiliares, divididas em primárias e secundárias, representando mudança de planos dentro de um objeto dependendo de sua posição.
  • Vistas seccionais, divididos em corte e seção representando um objeto cortado em um plano. 

Desenho mecânico

Na maioria dos grandes cursos de desenho técnico, é feita uma introdução ao desenho mecânico e, assim, são utilizados termos para adequar o projetista à linguagem do desenho.

Topografia e Cartografia

No caso da topografia, no desenho técnico são feitos representações de áreas como construções, rios, vegetação, limites entre terrenos, detalhadamente, etc. Já na cartografia, os desenhos são representados por mapas que usam em sua criação escalas, projeções e outros elementos que compõem um curso técnico, em uma das especializações do desenho técnico.

Curvas de Níveis

Podem ser representadas por um desenho de um terreno com várias alturas. Nele, o objeto é feito em planos horizontais e cortado, de forma que é possível ver a altura do objeto. Utilizam linhas, planos e outros elementos para mostrar que em qualquer ponto de uma linha haverá uma mesma altura em relação ao nível específico.

Planta de CasaPlantas

Outro tipo de desenho técnico são as plantas, responsável por representar um projeto visto de cima. Frequentemente utilizado na arquitetura.

Fundações

É a base de uma casa, o alicerce. Geralmente, é representado por uma obra feita embaixo de uma casa para suportar o peso. Há diferentes tipos e, dependendo do terreno e do desenho técnico, é responsável por fazer o projeto que dará início à construção da casa. 

Instalações elétricas, hidráulicas, sanitárias

É comum vermos os desenhos de várias instalações dentro das nossas casas, quer seja da fiação, dos canos que fazem o saneamento básico de um local, instalações especiais, como ar condicionado, segurança, etc. O responsável por planejar será um profissional com curso de Desenho Técnico.

Cortes e hachuras

As hachuras são pequenos cortes de peça que representam um objeto, já os cortes, são rachaduras ou quebras em peças que permitem mostrar os detalhes internos.

Elevações

Pode ser a fachada de uma construção ou qualquer objeto projetado num plano vertical paralelo ao eixo do objeto.

Perspectivas

São objetos desenhados e vistos de diferentes formas. No desenho técnico, é classificada em duas formas:

Cônica ou realística - capaz de representar o objeto da maneira mais real possível;

Cilíndrica ou paralela, subdividida em:

  • Isométrica: Três faces com a mesma inclinação em relação ao quadro.
  • Dimétrica: Em relação ao quadro, uma das faces possui uma inclinação diferente das outras.
  • Cavaleira: Uma face paralela ao quadro. 
  • Trimétrica: Com três faces diferentemente inclinadas em relação ao quadro.

Desenho à mão livre

É um tipo de desenho feito pelo próprio projetista que serve como esboço para o projeto final.

Projeções ortogonais

É a representação de um objeto em uma figura plana.

A Escrita Técnica

As letras e os algarismos também seguem uma norma. Antes, eram escritas com o auxílio de "aranhas" e normógrafos. Com a modernização, passaram a ser redigidas por meio de um editor de texto - um exemplo de fonte adotada pelo AutoCAD é a Isocp ou Simplex.

Cores

Utiliza geralmente a cor preta, mas, com os avanços tecnológicos, outras cores puderam ser acrescentadas sem exagero. O nome das cores sempre deve vir na legenda.

Legenda

Além de informar detalhes dos desenhos técnicos (cor, número, origem, título etc.), mostra também o nome dos projetistas, da empresa, a data, a logomarca, etc. Ela estará situada no canto inferior direito da folha e deverá conter todas as informações.

Como Criar um Desenho Técnico

Compasso AbertoExistem softwares que facilitam a criação de um desenho técnico. Porém, os desenhos à mão livre darão início a um projeto. Esses desenhos são chamados de esboços e, a partir dele, pode-se produzir o anteprojeto, feito por meio de computadores. Com os anteprojetos alterados, revisados, normalizados, os desenhos definitivos são elaborados e prontos para execução do projeto.

Instrumentos utilizados

Esquadros ProjetoLápis ou lapiseira – recomendável o uso de grafite HB, F ou H, para traços finos e HB ou B para traços fortes. Para lapiseiras, grafites de diâmetros 0,5 ou 0,3 mm.

Esquadros – Usados em pares: um de 45º e outro de 30º/60º. 

Compasso – Usado para fazer circunferências e transportar medidas. Os mais usados são de ponta seca e outra ponta com grafite. É recomendável lixar a ponta do grafite. Há diferentes modelos de compasso: pernas fixas ou móveis, pontas secas, compasso de mola, compasso de bomba e de redução etc. 

Escalímetro ProjetoEscalímetro – Conjunto de régua de várias escalas. O mais usado é o triangular e seu objetivo é diminuir o tempo de execução do projeto, convertendo medidas.

Folhas – O formato mais usado é o A0 (A-zero), da norma NBR 10068 e o desenhista deve escolher o melhor formato para o desenho.

Borracha - Recomenda-se usar uma borracha macia e com capa.

Dobragem – folhas com formato acima do A4 possuem uma maneira recomendada para dobragem. Assim, o desenho pode ser guardado com facilidade numa pasta, não comprometendo a sua visibilidade.

 

Série A – Principais dimensões  
Série Altura (mm) Largura (mm)
A0 841  1189
A1 594 841
A2 420 594
A3 297 420 
A4 210 297
A5 148 210

Softwares utilizados

Autocad ImagemCom as novas tecnologias, desde a régua T e do esquadro, foram criadas algumas máquinas de desenhar, softwares de desenhos 2D e, recentemente, sistemas de modelação geométrica 3D. Assim, existem desafios entre conciliar a capacidade de expressão e representação gráfica, como a visão espacial, a habilidade da criatividade, etc., e a busca de conhecimentos tecnológicos dessa área, assim como a normalização dos mesmos.

Protótipos virtuais, programas de modelagem (como o QCAD, ArchCAD, recentemente o SketchUp, do Google etc.), modelos geométricos de computador são aperfeiçoados cada vez mais, a fim de proporcionar ao fabricante ou usuário melhor visualização do projeto escolhido.

O uso de ferramentas de desenho auxiliado por computador ou CAD (Computed Aided Design), automatizou o desenho técnico em muitas empresas. Dentre os mais conhecidos no ramo, temos o AutoCAD, criado pela Autodesk, um dos mais usados no mundo.